Dando continuidade ao programa Job Rotation, aprendizes do Programa de Preparação para o Trabalho (PPT) do Centro de Promoção Educacional e Social na Comunidade (Ceproesc), visitaram na sexta-feira (31) a sede da empresa Andritz Hydro, em Araraquara.

Acompanhados pela Gerente Administrativa, Gizela Gomides e o Coordenador Pedagógico, Carlos Augusto Godoy, 27 adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia de trabalho de uma multinacional.
Para a gerente Gizela, estas ações são importantes porque aproxima os aprendizes para a realidade do ambiente corporativo. “Com estas experiências, o aprendiz passa a ter uma noção geral da estrutura, metodologia de trabalho e a finalidade da empresa no segmento que ela atua. O contato com funcionários e gestores sempre é positivo pois é possível entender o qual o conceito da empresa e o que seus dirigentes esperam de um profissional.”
A construção deste conhecimento e senso de responsabilidade destes aprendizes é uma das metas do PPT que é direcionado para adolescentes e jovens de 14 a 17 anos, indicados pela rede de atendimento à criança e adolescente municipal, que ainda não estão no mercado de trabalho. Com, atualmente, 27 participantes, o programa tem como objetivo o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, dando ênfase ao conhecimento, habilidade, atitude, comportamento e desempenho profissional.
Andritz Hidro –  Parceira do Ceproesc há 10 anos, a Andritz é uma empresa multinacional de origem austríaca e apresenta operações em 34 países como Áustria, Estados Unidos e Alemanha. É responsável pela engenharia e produção de equipamentos para pequenas, médias e grandes usinas hidrelétricas e possui fabricação na cidade de Araraquara, além de duas unidades administrativas, uma em Barueri, com área exclusiva para testes de automação, e outra em Araçatuba, responsável por serviços avançados.
 
Alguns depoimentos após visita

“Me inspirou a tentar o que realmente quero. Que é possível tudo, só basta preparar-se e não esperar sentado. Se é realmente o que quer, você levanta automaticamente.” (17 anos)

“Ajudou muito para já começar a pensar o que eu quero para minha vida. Pegar firme nos estudos e vê que nada é impossível. Que um dia eu também posso realizar os meus sonhos porque se a gente sonha e corre atrás, a gente realiza. Agradeço aos funcionários que apresentaram a história e o caminho que eles fizeram para estar em uma empresa como esta.” (16 anos)

“Minha experiência na visita à Andritz foi muito boa! Gostei muito da parte da engenharia. Muito interessante as peças gigantes, a forma como fomos recepcionados com funcionários muito educados. Fiquei impressionado com o projeto do nordeste (Usina Belo Monte), projeto grande e peças grandes (…).” (14 anos)

“Eu tenho interesse na área executiva e só conhecia através de filmes. A visita foi bem inspiradora, pois tive a oportunidade de acreditar mais e que realmente existe, me imaginei na rotina da empresa com uniforme, na sala etc.” (18 anos)

“A visita me inspirou para trabalhar com engenharia, com máquinas e crescer com isso. Fiquei impressionada com as máquinas trabalhando, produzindo peças e deixando elas perfeitas.” (15 anos)

“Inspirou uma grande vontade de ser engenheiro e crescer em uma empresa grande e ser um grande profissional.” (16 anos)

“Andritz me inspirou para eu ir mais longe e chegar onde eu quero estar (…) Quero estudar muito, melhorar e chegar até a Andritz.” (14 anos)