A Coordenação Pedagógica do CEPROESC, junto com todos os instrutores, indica artigos e filmes que possam ajudar nesta jornada de Distanciamento Social. Os títulos estão separados por professores e turmas.

Aproveitem!

Todas as Turmas

Instrutor Carlos Augusto Godoy

Confira no vídeo os efeitos da falta de boas táticas e de um planejamento estratégico. Disponível aqui

Artigo Impactos provocados pelas mudanças no ambiente de trabalho, de Rodrigo Cavalcante. Disponível aqui . Este artigo aborda as estratégias para motivar as pessoas a lidar com os desafios provocados pelo impacto das mudanças no ambiente de trabalho.

Neste vídeo, o professor Carlos Alberto Dalto, da FGV, fala sobre a importância da gestão de mudanças e sobre como trabalhar com as mudanças dentro da estrutura organizacional. Confira o vídeo produzido pela HSM Educação Executiva. Disponível aqui.

Neste vídeo, Leonardo Boff aborda mudanças, rupturas e a necessidade de se buscar o caminho para sair das crises, criando uma nova ordem, capaz de reestabelecer as relações, o que enfim nos leva a novas oportunidades. Disponível aqui.

Matéria da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios – EMPRESAS QUE INVESTEM EM GESTÃO DE TALENTOS TÊM MELHORES. Disponível aqui.

Filmes 

O DISCURSO DO REI – Direção Tom Hooper – Este é um filme que conta a história real de o rei da Inglaterra George VI, pai da atual rainha Elizabeth II. Ele sofria de uma gagueira que o impedia de discursar para grandes públicos, até conhecer o terapeuta Lionel Logue. Para Sebastião, esta relação entre os dois traz grandes ensinamentos para a Administração. “Uma delas é a importância dos líderes saberes se comunicar com eficiência e eficácia. Outra lição deste filme é a de que servir não significa dizer ‘sim’ a tudo. Apesar de estar atendendo ao Rei, Lionel mantém uma postura firme e exigente. Muitas vezes, diante de uma situação, um gestor precisa ser tão firme quanto Lionel, mas sem perder a delicadeza e o bom humor”, finaliza o presidente do CFA. Sebastião Mello

WALL STREET  – O DINHEIRO NUNCA MORRE – Direção: Oliver Stone – Gordon Gekko (Michael Douglas) sai da prisão após cumprir pena por fraude financeira e, impossibilitado de operar no mercado financeiro, ele passa parte do tempo palestrando e escrevendo livros. Até conhecer Jacob Moore (Shia LaBeouf), um operador idealista do mercado de Wall Street. “O filme nos faz questionar até onde podemos ir para garantir sucesso e fama no mundo corporativo. Além disso, ensina a trabalhar com riscos”, afirma.

COACH CARTER – TREINO PARA A VIDA – Direção: Thomas Carter – “Inspirado em uma história real, este filme é muito motivador”, fala Sebastião Mello. Ele conta a história de Ken Carter (Samuel L. Jackson), técnico de basquete que aceita treinar a equipe de um colégio da periferia. No local, ele precisa enfrentar a desmotivação de pais e alunos. Mesmo assim, ele consegue impor um rígido regime que, além de ajudar a melhorar as notas dos alunos, leva o time da escola a ganhar vários títulos. Para o presidente, o filme fala sobre liderança e do papel do líder para o bom trabalho em equipe.

A FUGA DAS GALINHAS – Direção: Peter Lord e Nick Park – Esta é uma animação britânica que conta a história de uma galinha que decide fugir do galinheiro após descobrir que seu futuro é virar comida. Ela e seus amigos vão viver várias aventuras para conseguirem alcançar seus objetivos. “O filme é interessante para os Administradores, pois traz lições como trabalho em equipe, estratégia e criatividade”, conta.

AMOR SEM ESCALAS – Direção: Jason Reitman – Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheiros, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Ele viaja para todas as cidades dos Estados Unidos demitindo pessoas. Mas seu chefe decide contratar Natalei Keener (Anna Kendrick), profissional que desenvolveu um sistema de demissão por videoconferência e, caso o sistema seja implementado, Ryan corre o risco de ficar sem emprego. O filme mostra para os Administradores o conflito de gerência tradicional e gerência nova, que salta das escolas de negócios transformando as relações.

SERGIO – Este comovente documentário retrata a vida de Sérgio Vieira de Mello, o carismático Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU que foi morto por terroristas. Disponível no NETFLIX.

Instrutora Camila Messali

Filme: EU, DANIEL BLAKE (2006) . Objetivo: refletir sobre as relações humanas e suas estruturas de controle. Após uma parada cardíaca, Daniel se afasta do trabalho e buscar auxilio financeiro do governo. No meio da burocracia que quase o leva à loucura, ele conhece uma mãe solteira na mesma situação e eles desenvolvem uma forte amizade. Data de lançamento: 2016 (Reino Unido). Direção: Ken Loach. Roteiro: Paul Laverty.

Turmas 69/70

Instrutor Geraldo Agustoni

Vídeo sobre Direitos Trabalhista – Remuneração e Salário. Disponível aqui.

Filme:  A GRANDE APOSTA. Um filme de Adam McKay. Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano.

Turmas 76 e 77

Instrutora: Maria Cláudia – Disciplina: Recursos Humanos

Filme: A PROCURA DA FELICIDADE – O filme conta a trajetória de vida de um homem, pai de família que luta pela sobrevivência, manter sua família e sustentar seu filho, mesmo com uma condição de vida difícil, luta dignamente (com valores éticos), e nunca desacredita que um dia mudará sua vida, em meio a tantas dificuldades. A reflexão destaca a motivação, resiliência e perseverança, características marcantes de pessoas empreendedoras. Além da importância de buscarmos eficiência em nossas ações e celebrar nossas conquistas.

Filme: DIVERTIDAMENTE – Quando acolhemos nossas emoções, evitando fugir do que é desagradável, é possível lidar com os problemas de frente e atingir maturidade. Boas coisas também podem surgir das emoções consideradas negativas, isso porque elas são capazes de nos fazer refletir sobre nossos medos e nossos erros e assim impulsionar transformações importantes. O autoconhecimento nos possibilita lidar com as crises e perceber que mudanças são inevitáveis. O filme nos permite refletir sobre estas questões, sobre nossas emoções e como devemos compreendê-las e demonstrá-las.

Filme: OS ESTAGIÁRIOS – Reflexão sobre trabalho em equipe, empatia, reconhecimento de talentos e respeito as diferenças (evidenciando o quanto a diversidade é importante), e o como estas práticas contribuem para resultados eficazes e realização profissional e pessoal. Valorizam também a inovação do universo corporativo, onde a criatividade encontra destaque. Mostra ainda, a importância em sair da zona de conforto e se abrir para novos aprendizados.

Filme: O DIABO VESTE PRADA – O filme permite uma reflexão sobre assertividade e os processos do Recursos Humanos, desde o recrutamento e seleção, até a valorização de colaboradores, capacitação para o trabalho e postura profissional. A jovem Andy tem aspirações elevadas para a profissão escolhida, tem ética, pontualidade, esforço e dinamismo de sobra. É ainda uma grande discussão sobre a adaptação do ser humano ao meio, sobre as concessões que todos fazemos para encarar a vida real e o quanto isso afeta nossa própria dignidade.

Filme: JACK E A MECÂNICA DO CORAÇÃO – O descontrole emocional e alterações de humor desencadeiam inúmeros problemas, seja na esfera pessoal ou profissional. E este filme nos faz refletir sobre nossas particularidades e fragilidades, nossas escolhas e responsabilização frente a isso e como é difícil controlar nossas emoções e reações frentes as situações do cotidiano.

Filme: O SENHOR ESTAGIÁRIO – O filme aborda, a relevante questão das mulheres na liderança, discutindo também a importância da convivência entre gerações, da empatia e de trabalharmos com pessoas que nos inspirem e nos motivem a ir cada vez mais longe. Bem como destaca a proatividade, autenticidade, comprometimento com a carreira e respeito ao próximo, características que contribuem para a formação do profissional adequado e tão desejável no mercado de trabalho.

Instrutor Eduardo Aquino – Disciplina Logística

Filme: O SENHOR ESTAGIÁRIO – O filme, estrelado por Anne Hathaway e Robert De Niro, mostra a operação de um e-commerce de moda bem-sucedido, com detalhes interessantes: a proprietária faz as compras em sua própria loja virtual a fim de avaliar a logística do empreendimento, pois monitorar constantemente esse processo é um dos segredos do sucesso no e-commerce. Isso é mostrado em detalhes nesse que está entre os filmes que abordam a logística. De Niro, por sua vez, vive um executivo aposentado e viúvo de cerca de 70 anos, desmotivado e entediado, que começa a estagiar na startup online. A obra aborda também a relevante questão das mulheres ocupando a liderança, a importância da convivência entre gerações e de trabalhar com pessoas inspiradoras e motivadas.

Filme LUNCHBOX – Na Índia existe um grandioso sistema logístico de entrega de refeições já estudado por Harvard e que atendeu aos requisitos do famoso sistema de qualidade “Seis Sigma”. Ele contempla inclusive a logística reversa, pois as marmitas voltam vazias para as casas de onde saíram. As entregas são feitas de várias formas: primeiro, as marmitas são coletadas em bicicleta; depois, transportadas em trem para, finalmente, serem entregues nos escritórios. Segundo estudos, a margem de erro é baixíssima: um a cada seis milhões de envios! Não é sem motivo que a obra indiana se destaca entre os filmes que abordam a logística por mostrar o grandioso sistema que ensina conceitos importantes sobre o tema. O longa, estrelado por Nimhat Kaur e Irrfan Khan, reúne culinária, entregas, romances e ainda esclarece um pouco mais sobre a cultura daquele país.

Filme INCONTROLÁVEL – A história, baseada em fatos reais, conta uma série de incidentes relacionados à logística, como as imprudências e as falhas humanas que levam à iminência de uma grande catástrofe. Dos filmes que abordam a logística, este traz uma reflexão a respeito das tomadas de decisões precipitadas dentro das grandes organizações envolvendo situações que requerem perícia para evitar danos maiores. O enredo apresenta uma grande locomotiva sem tripulação, fora de controle e prestes a descarrilar. A situação é tensa e pode piorar ainda mais, pois o trem carrega produtos químicos tóxicos que poderiam facilmente destruir a cidade mais próxima, causando um imenso desastre ambiental. A única esperança de impedir a tragédia está nas mãos de um maquinista veterano (Denzel Washington) e de um jovem condutor (Chris Pine), que arriscam suas vidas para evitar a situação.

Série BREAKING BAD – A série de sucesso pode ensinar bastante aos empreendedores e a quem atua no mundo corporativo, principalmente sobre logística. Misto de drama e humor negro, a obra conta a vida de Walter White (Bryan Cranston), um professor de química frustrado que descobre estar com câncer em estágio avançado e resolve fabricar e traficar metanfetamina para garantir a situação financeira da família. Os episódios mostram a movimentação eficiente dos produtos, desde a fabricação ao contato com os fornecedores e distribuidores. A série entra para o rol dos filmes que abordam a logística de forma interessante e mostra, na prática, a importância real do cumprimento dos prazos. Apesar de lidar com substância ilegal, a trama, bem construída, traz reflexões valiosas para gerentes de logística.

Filme O SENHOR DAS ARMAS – Ação e suspense na trama estrelada por Nicolas Cage, Jared Leto e Ethan Hawke. Ela gira em torno do traficante de armamentos Yuri Orlov (Cage), que leva seus produtos a diversos lugares do mundo e tenta estar sempre à frente da Interpol. Mesmo tratando de guerras, tráfico de drogas e geopolítica, esse também está entre os filmes que abordam a logística. É possível destacar cenas a respeito de procedimentos de fabricação, cadeia de fornecimento e a entrega ao cliente final.

Instrutor Geraldo Agustoni

Filme:  A GRANDE APOSTA. Um filme de Adam McKay. Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano.

Turmas 78

Instrutor Giancarla Bettoni – Disciplina Logística e Gestão de Estoques

Logística na América Latina: o que esperar com o coronavírus. Disponível aqui.

Entrega delívery de supermercados: como manter a logística de entregas. Desafios. Disponível aqui.

Logística na pandemia. Como está a situação? Disponível aqui.

Gestão da cadeia de suprimentos com o coronavírus: lições da China. Disponível aqui.

Filme TUCKER – O HOMEM E O SEU SONHO (1988) – A história é baseada na vida de um inovador projetista de carros chamado Preston Thomas Tucker. O visionário americano abriu a porta da montadora na década de 40 e despertou a atenção dos gigantes industriais, seus principais concorrentes, que decidiram aniquilá-lo. Para o professor do Insper, esse filme é um exemplo de como a concorrência pode ser desleal com os novos negócios. “ A  concorrência está de olho em sua empresa e ela não medirá esforços para destruí-la”.  Alerta Nakagawa.

Filme O PODEROSO CHEFÃO (1972) – Apesar da violência, o filme levanta questões de poder, lealdade e de laços familiares. Na opinião de Samy Dana, professor da escola de economia da FGV, o filme mostra as complexidades das organizações e as dificuldades politicas que um empreendedor enfrenta, o filme aborda diversas questões fiscais e de negociação que são importantes para o conhecimento do empreendedor.

Turma 81

Instrutor Flaubert Menezes 

Vídeo Consumo Consciente – Seja mais sustentável. Disponível aqui.

Vídeo Saúde no Trabalho. Disponível aqui.

Filme: LIXO EXTRAORDINÁRIO – Vick Muniz – Contraste entre catadores de lixo, recicladores e obras de arte a partir do lixo.

Instrutora Giancarla Bettoni – Disciplina: O Mundo do Trabalho

Livro- Empreendedorismo: Transformando Ideias Em Negócios – José Dornelas – Com a leitura desta obra você aprenderá como criar e desenvolver uma empresa de sucesso desde a ideia até a gestão do novo negócio. Em sua 6ª edição e com mais de 250 mil exemplares vendidos, Empreendedorismo – Transformando ideias em negócios traz várias novidades: • Estudos de caso de empreendedores brasileiros de sucesso: um empreendedor que foi pioneiro em seu setor e criou um negócio que é o sonho de quase todo universitário (Mr. Beer) ; um jovem que faz sucesso na Internet através da principal plataforma de negócios.

Artigo Científico sobre Empreendedorismo. Disponíveis aqui. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Este artigo apresenta o empreendedorismo como a criação de algo novo a partir da … Importância da visão de inovação para a existência do empreendedor.

Filme A REDE SOCIAL (2010): exercício do direito – O nome Marck Zuckerberg lhe é familiar? Provavelmente, sim. “A Rede Social” é um filme que mostra a trajetória do fundador do Facebook e que inspira qualquer pessoa a se sentir merecedora do sucesso. A trama mostra ainda alguns dos inconvenientes que um profissional bem sucedido enfrenta, como traição e armadilhas legais.

Filme SIM, SENHOR: oportunidade – Qualquer um pode se divertir com essa comédia. Carl Allen, interpretado por Jim Carrey, é um profissional não realizado que vive uma vida mediana. Após participar de um seminário de auto-ajuda, sua vida tem uma interessante reviravolta. Esse filme mostra o poder da palavra “sim” e leva a uma reflexão sobre as oportunidades que você pode ter perdido ao dizer “não”.

Filme AS PALAVRAS (2012): mereça seu trabalho – Outro filme no qual Bradley Cooper aparece num papel de um escritor que enfrenta problemas com sua produção literária. “As Palavras” demonstra como pode ser difícil lidar com o sucesso, ao ponto de fazer você desistir ou até a copiar o trabalho de alguém. Esse filme certamente vai inspirá-lo a fazer o melhor que pode com o que tem.

 Filme SEM LIMITES (2011): colocar as coisas em prática – Nesse longa, Bradley Cooper interpreta um escritor que passa a vida procrastinando até ser apresentado a uma nova droga, quando então começa a ter iniciativa e a progredir. Não. Esse filme não á uma apologia ao mundo das drogas, no entanto ele vai despertar em você a vontade de produzir resultados e, sobretudo, fazê-lo pensar sobre todas as coisas que poderia estar fazendo com sua vida.

Turma 82

Instrutor Flaubert Menezes

Vídeo Consumo Consciente – Seja mais sustentável. Disponível aqui.

Vídeo Saúde no Trabalho. Disponível aqui.

Filme: MUITO ALÉM DO PESO – documentário que trata da alimentação das crianças de forma exagerada e errada.

Turmas Cutrale 1 e 2

Instrutor Geraldo Agustoni

Vídeo sobre Direitos Trabalhista – Remuneração e Salário. Disponível aqui.

Filme:  A GRANDE APOSTA. Um filme de Adam McKay. Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano.